Como atualizar placa de vídeo AMD

Como atualizar placa de vídeo AMD

Publicado em 23, Jul 2024

E aí, galera do hardware! Prontos para uma viagem emocionante pelo mundo das placas de vídeo? Pois é, meus caros amigos da tecnologia, hoje vamos falar sobre como dar aquela turbinada na sua placa AMD. Sabe quando você tá jogando aquele game maneiro e de repente parece que seu PC tá fazendo cosplay de tartaruga? Pois é, talvez seja hora de dar um up nessa plaquinha!

Atualizar sua placa de vídeo AMD é tipo dar um energético pro seu computador. De repente, aquele PC que só servia pra ver vídeos de gatinhos no YouTube começa a rodar os últimos lançamentos da E3 como se não fosse nada! É ciência, minha gente!

Mas calma lá, não é só sair apertando botões como se estivesse jogando Street Fighter, não! A gente precisa de método. Afinal, você não quer transformar seu PC numa churrasqueira, né? (Embora, convenhamos, um PC que faz churrasco seria uma inovação e tanto para os podcasts de tecnologia, hein?)

Olha, eu sei que tem uma galera aí que prefere NVIDIA, mas hoje o papo é AMD, tá? Nada contra os fãs do time verde, mas vamos focar no vermelhinho da Radeon aqui. E se você tá achando que isso é muito complicado, relaxa! É mais fácil que escolher qual melhor placa de vídeo AMD comprar (embora esse link possa te ajudar se você estiver nessa dúvida cruel).

Então, bora lá! Vamos nessa jornada de atualização. Prometo que vai ser mais divertido que assistir vídeos de unboxing de processadores (sim, isso existe, e sim, tem gente que assiste). Preparem seus mouses, aqueçam seus teclados, e vamos nessa aventura de bits e bytes!

E lembre-se: se algo der errado, você sempre pode culpar o gato. Eles adoram deitar em cima do PC quente, afinal de contas. Quem sabe ele não apertou algum botão com a patinha?

2. Verificar a placa de vídeo atual

Beleza, pessoal! Antes de sairmos por aí atualizando tudo que é driver, vamos dar uma espiadinha no que você tem aí dentro desse seu PC, ok? É tipo fazer um check-up antes de malhar, sabe? Não queremos nenhum susto!

Para descobrir qual modelo de placa AMD você tem, é mais fácil que achar spoiler de série na internet. Só apertar Win + R, digitar "dxdiag" e dar Enter. Voilà! Informações mais detalhadas que fofoca de vizinho!

3. Baixar os drivers mais recentes

Agora que você já sabe que placa tem (espero que não tenha sido uma surpresa muito grande), vamos baixar esses drivers novos. É tipo fazer update no seu celular, só que pro seu PC ficar tinindo pros games.

Vai no site da AMD, usa o Auto-Detect Tool (que é mais preguiçoso que eu numa segunda-feira) ou seleciona manualmente se você estiver se sentindo corajoso. Lembre-se: escolher o driver errado é tipo colocar ketchup no sorvete. Não faz sentido e provavelmente vai dar errado.

4. Preparação para a atualização

Antes de meter o loko e sair instalando, vamos fazer uns preparativos. Faz um backup dos seus dados importantes (tipo aquela pasta de memes que você guarda há anos). Fecha todos os programas, até aquele podcast de tecnologia que você tava ouvindo escondido no trabalho.

E o antivírus? Dá uma desligadinha temporária nele. Ele às vezes fica mais nervoso que gamer perdendo partida ranqueada.

5. Processo de instalação

Hora da verdade! Vamos instalar essa belezinha. Se quiser, pode desinstalar os drivers antigos primeiro (é tipo trocar de roupa antes de sair, sabe?).

Aí é só executar o instalador que você baixou e seguir as instruções. É mais fácil que montar um sanduíche, eu juro! Só não clica em "Avançar" sem ler, hein? A não ser que você goste de surpresas, claro.

6. Verificar a instalação

Depois que terminar, dá aquela reiniciada básica no PC. Sabe aquela sensação de tomar banho depois de um dia na praia? Pois é, seu PC vai sentir isso.

Aí é só conferir se tudo deu certo. Roda um joguinho, vê uns vídeos em 4K, faz uns benchmarks se você for nerd o suficiente.

7. Solução de problemas comuns

Se der algum pepino, não entra em pânico! Problemas de instalação são mais comuns que bug em jogo da Bethesda. Dá uma olhada nas mensagens de erro, googla um pouco (ou melhor, usa o Bing pra ganhar uns pontinhos, né?).

Se o desempenho cair, pode ser incompatibilidade. É tipo quando você tenta misturar energético com café: nem sempre dá certo.

8. Manter os drivers atualizados

Agora que você virou expert, não esquece de manter essa belezinha atualizada, tá? Configura as atualizações automáticas ou, se você for do tipo controlador, verifica manualmente de vez em quando.

9. Conclusão

E aí está, pessoal! Você acabou de dar um upgrade na sua máquina que nem um verdadeiro mestre do hardware. Agora é só curtir os games rodando lisinho, os vídeos em alta qualidade, e quem sabe até fazer uns podcasts falando sobre como você virou um guru da tecnologia.

Lembre-se: manter seu PC atualizado é mais importante que postar foto do almoço no Instagram. Então, não negligencie essas atualizações, beleza?

10. Recursos adicionais

Se você ficou com gostinho de quero mais (eu sei que ficou, vai), aqui vão uns links maneiros pra você continuar sua jornada pelo mundo AMD:

  • Fórum oficial da AMD (pra quando o Google não resolver seus problemas)
  • Canais de YouTube sobre hardware (pra você fingir que tá trabalhando enquanto aprende)
  • E não esquece de dar uma olhada nas últimas notícias e ofertas de placas de vídeo. Nunca se sabe quando vai rolar aquela promoção, né?

Valeu, galera! Mantenham seus drivers atualizados e seus memes fresquinhos!